O Rio Grande do Norte registrou 68.098 raios entre janeiro e 16 de julho de 2026, superando em cerca de 24 mil a quantidade de descargas elétricas de todo o ano de 2025.
O volume representa um aumento de 58,1% na incidência de descargas atmosféricas no solo potiguar em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O município de Apodi lidera o ranking de registros no estado com 3.855 raios, seguido por Mossoró, com 3.571, e Caraúbas, com 3.062 ocorrências.
A Neoenergia Cosern informou que a queda de raios afetou o fornecimento de energia de aproximadamente 260 mil clientes temporariamente no primeiro semestre.
Para mitigar os impactos na rede elétrica, a distribuidora instalou novos para-raios e implementou o uso de inteligência artificial em religadores automatizados.
O Rio Grande do Norte já foi atingido nestes primeiros sete meses de 2026 por cerca de 24 mil raios a mais do que em todo o ano de 2025. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (16) pela Neoenergia Cosern com dados da plataforma Climatempo.
Ao todo, até o dia 16 de julho, o estado foi atingido por 68.098 raios. Em todo ano de 2025 foram 43.833 descargas no solo potiguar.
Em relação ao mesmo período de 2025, o aumento foi de 58,1% – foram 43.056 raios entre janeiro e julho do ano passado.
O município de Apodi lidera o número de incidências, com 3.855 raios registrados.
Veja, abaixo, segundo a Cosern, as cidades mais atingidas pelos raios até julho deste ano no RN:
O impacto dos raios na rede elétrica deixou cerca de 260 mil unidades consumidoras sem energia por alguns minutos no primeiro semestre, segundo a Cosern, que informou que realizou instalação de para-raios em pontos estratégicos e aumentou o uso de inteligência artificial nos religadores telecomandados – equipamentos que são capazes de identificar falhas com mais rapidez.
⚠️ Durante a ocorrência de chuvas e ventos fortes, acompanhada de raios, a Neoenergia Cosern orienta a população a adotar as seguintes medidas de segurança:
Fonte: g1 RN
