RN e PB: Alvo em operação da PF tentou esconder drogas no vaso sanitário

Quem circulou pelas ruas de Natal nas zonas leste e sul de Natal na manhã de hoje (14), muito provalvemente, se deparou com alguma viatura da Polícia Federal cruzando as vias em alta velocidade. Tudo para cumprir mais de 50 mandados judiciais para desbaratar uma quadrilha especializada em traficar drogas e lavar dinheiro comprando imóveis e carros de luxo. 

É verdade que nem todos os mandados (57 ao todo, sendo 27 de busca e apreensão e 30 de prisão), foram cumpridos em Natal e Parnamirim. Inclusive, a operação foi organizada pela Polícia Federal na Paraíba, onde os agentes chegaram a encontrar drogas até no vaso sanitário. Na capital paraibana, mandados são cumpridos nos bairros dos Novais, Oitizeiro, Bessa, Expedicionários, Valentina e Mangabeira.

Investigação

Segundo a PF, foi possível identificar um extenso grupo criminoso que atuava no fornecimento de grandes quantidades de maconha (skunk) e cocaína para outros traficantes de drogas, principalmente na distribuição de drogas na grande João Pessoa, Guarabira, Natal e outros municípios.  

No decorrer das apurações, a Polícia Federal descobriu que o grupo criminoso lavava dinheiro adquirindo diversos imóveis de luxo, além de veículos. As contas bancárias utilizadas no esquema e o patrimônio identificados foram bloqueados por determinação judicial.

Os investigados responderão pelos crimes previstos no art.33, caput, e 35, ambos da Lei de Drogas e art. 1º da Lei de Lavagem de Capitais, cujas penas máximas somadas ultrapassam 20 anos de reclusão.

JAIR SAMPAIO