PSOL lança Robério Paulino como candidato ao governo do Rio Grande do Norte

O PSOL confirmou a candidatura de Robério Paulino ao governo do Rio Grande do Norte neste domingo (26). A decisão ocorreu em convenção na Assembleia Legislativa.

O candidato é ex-vereador de Natal e disputa o governo do estado pela segunda vez. Ele concorreu à prefeitura da capital em 2012 e 2016.

O candidato declarou: “Nós queremos acabar com essa vergonha, que é o analfabetismo no Rio Grande do Norte, que continua muito alto.” Ele também propôs valorizar servidores.

O PSOL vai disputar o pleito em coligação com a Rede Sustentabilidade. Os candidatos devem ser registrados até 15 de agosto.

Nascido em 1957, Robério é doutor em História Econômica pela USP. Ele leciona no Departamento de Políticas Públicas da UFRN.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) confirmou a candidatura de Robério Paulino ao governo do Rio Grande do Norte. A decisão foi tomada durante convenção realizada neste domingo (26) na Assembleia Legislativa, em Natal.

Professor universitário, Robério Paulino é ex-vereador de Natal e concorreu ao cargo de prefeito de Natal em 2012 e 2016. Essa é a segunda vez que ele concorre ao cargo de governador – a primeira foi em 2014.

Outras candidaturas aprovadas na convenção foram de:

“Nós queremos acabar com essa vergonha, que é o analfabetismo no Rio Grande do Norte, que continua muito alto. Vamos fazer um grande mutirão e vamos ver milhares de alunos. Tem professor pra acabar em dois anos com o analfabetismo”, disse o candidato.

“Vamos fazer uma revolução também na qualidade da educação, elevando a porcentagem da educação em tempo integral. Esse também é um segredo. E também valorizar salarialmente e profissionalmente as minhas colegas professoras e meus colegas professores. Vamos valorizar todos os servidores públicos do estado”, completou.

O PSOL vai disputar as eleições deste ano no Rio Grande do Norte em coligação com a Rede Sustentabilidade.

As convenções são os eventos em que os filiados dos partidos se reúnem para escolher os candidatos nas eleições. A data limite é 5 de agosto.

Na sequência, os nomes devem ser registrados no Tribunal Superior (TSE) até o dia 15 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente no dia seguinte.

Nas eleições deste ano, em 4º de outubro, os brasileiros vão votar para:

Robério Paulino nasceu em Nilópolis, no Rio de Janeiro, em 1957. Ele é doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde leciona no Departamento de Políticas Públicas.

O candidato concorreu ao cargo de prefeito de Natal por duas vezes, em 2012 e 2016, antes de ser eleito vereador da capital pela primeira vez, em 2020.

Essa será a segunda vez que Robério se candidata ao governo do Rio Grande do Norte. Ele também foi candidato ao cargo em 2014.

Fonte: g1 RN