A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) vai abrir 75 novos leitos de UTI para atender pacientes vítima, do novo Coronavírus, causador da Covid-19. Os novos leitos estão em fase de conclusão e serão abertos no Hospital de Campanha, que vai funcionar no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e no Hospital Márcio Marinho, em Pirangi.
De acordo com a Sesad, 44 dos leitos que funcionarão no Hospital de Campanha serão usados, inicialmente, para dar apoio aos pacientes com o quadro de COVID-19 que aprsentem sintomas leves. Dois leitos darão suporte aos pacientes que necessitarem de estabilização antes de serem encaminhados para outro hospital. Quando for necessário suporte respiratório, os pacientes serão encaminhados para a UPA de Nova Esperança. Já os outros 31 leitos, que funcionarão no Hospital Márcio Marinho serão utilizados como retaguarda para a UPA.
A secretária de saúde Terezinha Rêgo falou sobre a importância da implantação do Hospital de Campanha no CER. “Esta é mais uma das medidas que a Prefeitura de Parnamirim tomou visando prevenir os casos de Covid-19, que possam acontecer, e dar um suporte à rede de saúde. O Hospital de Campanha é uma peça fundamental no enfrentamento ao Coronavírus”.
O Hospital de Campanha contará com uma equipe composta por 8 médicos internistas, 2 infectologistas, 2 plantonistas a cada 12 horas e 2 enfermeiros por turno. 10 técnicos de enfermagem a cada 12 horas, 2 fisioterapeutas, 2 funcionários de limpeza e duas secretárias também atuarão na unidade, além de profissionais com serviços de assistência social, psicologia, bioquímicos, recepcionistas, enfermeiros e técnicos.
Dados atualizados nesta segunda-feira (4) pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Sesad apontam 150 casos confirmados de Covid-19 no município, sendo 44 desse total curados. Ainda segundo o relatório, 423 casos foram descartados e outros 206 estão em observação.
Prevenção
Entre as medidas de prevenção ao contágio do novo Coronavírus, a mais recente adotada pela Prefeitura foi a determinação para o uso obrigatório de máscaras pela população do município. A medida começou a valer na última quinta-feira (30) após decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM).
O BG