Justiça autoriza uso da força policial contra professores de Natal

Em nova decisão sobre o movimento grevista dos professores da rede municipal de ensino de Natal, o desembargador Virgílio Macedo Júnior, autorizou o uso de força policial para a retirada de manifestantes da Secretaria Municipal de Educação (SME/Natal). Na terça-feira (26), um grupo de professores ocupou a sede da SME/Natal na tentativa de conversar com a secretária Cristina Diniz sobre o reajuste do piso nacional da categoria.

Os trabalhadores, no entanto, não foram recebidos. O grupo deixou o local por volta das 17h do mesmo dia. A categoria reivindica o reajuste do piso nacional, de 33,24%. De acordo com a mais recente decisão da Justiça, fica autorizado “o uso imediato de força policial para a retirada dos dirigentes e demais manifestações da parte ré que permaneçam praticando a invasão à Secretaria Municipal de Educação de Natal”.

A decisão reforçou, ainda, uma determinação anterior – do dia 8 de abril – que estabelecia que a categoria se abstivesse de “tumultuar a prestação de serviços em todas as unidades circunscritas ao âmbito do Município do Natal, de bloquear acesso às respectivas unidades e de constranger servidores que não participam do movimento, respeitando a distância mínima de 1.000 metros (1 km), em relação aos bens afetados ao serviço público municipal, quando da realização de eventuais manifestações”.

Tribuna do Norte