Imagem do século 19 é furtada de igreja

A imagem de Nossa Senhora do Rosário dos Quinze Mistérios, do século 19, que estava guardada na Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, foi roubada do local onde estava guardada.

Uma campanha feita pela Paróquia Santo Antônio Além do Carmo (Pascom), em busca da imagem sagrada, passou a circular nas redes sociais e fez com que o caso ganhasse conhecimento dos fieis.

Segundo o padre da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Jailson Jesus dos Santos, a imagem foi furtada de dentro da sala de Santo Antônio durante a internação e morte do frei Ronaldo Marques Magalhães, pároco da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, em julho deste ano.

De acordo com o religioso, a imagem, que foi levada para a Igreja do Santo Antônio Além do Carmo após o fechamento da Igreja dos Quinze Mistérios, tem uma importância histórica e cultural, não só para a Bahia, como também para o Brasil.

“Esta imagem pertence a Igreja dos Quinze Mistérios, que é uma igreja de uma irmandade extinta, uma irmandade negra. Ela existe e está fechada. É uma igreja tombada”, informou o padre.

O padre Jesus dos Santos acrescentou que a imagem é de 1811.

“Não é um bem só da igreja, é um bem da Bahia, do Brasil. Ela participou da Revolta dos Malês (1835). Praticamente ela [a revolta] foi elaborada dentro dessa igreja, diante dessa imagem. Ela tem um valor histórico e cultural importantíssimo”, ressaltou.

Ainda de acordo com o sacerdote, a suspeita é de que alguém que sabia onde a imagem estava e tinha acesso ao local tenha furtado, já que a igreja não apresentava sinais de arrombamento. Ao levar a imagem, foi deixada para trás a cabeça de um anjo querubim que ficava aos pés da Santa.

O padre disse que registrou o caso na Polícia Federal, já que a igreja é tombada.

Com informações de G1