Helicóptero resgata duas pessoas durante enxurrada no RN; bombeiros registram mais de 100 ocorrências após fortes chuvas

Duas pessoas foram resgatas pela equipe do helicóptero Potiguar 1 durante uma enxurrada registrada em São José de Mipibu, região metropolitana de Natal, na manhã da terça-feira (28). O fato ocorreu após fortes chuvas atingirem a região.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi acionado enviou o helicóptero para realizar o resgate de duas pessoas que estavam em situação de perigo em meio a uma enxurrada, “em iminente risco de afogamento”.

As imagens e informações sobre o resgate foram divulgadas nesta quarta-feira (29).

“O salvamento foi executado com sucesso e as duas pessoas levadas pela aeronave para um local seguro. Ambas receberam atendimento e passam bem”, informou a Sesed.

Com chuvas acima de 200 milímetros nas quatro regiões administrativas da capital e municípios da região metropolitana, a central do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte atendeu 109 ocorrências relacionadas a inundações, alagamentos, desabamentos, capotamento de veículos, animais em perigo e apoios sociais.

Os números de atendimentos foram registrados entre entre as primeiras horas de segunda-feira (27) até meio-dia da terça-feira (28).

Para dar conta da demanda, o Corpo de Bombeiros acionou todo o efetivo de busca e salvamento aquático que estava de folga para trabalhar no atendimento às vítimas das enchentes.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, os municípios mais afetados pelas chuvas foram os de São José do Mipibu, Natal, Brejinho, Goianinha, Extremoz, Parnamirim e Ceará-Mirim.

No Leste Potiguar, as maiores chuvas foram em Nísia Floresta, 355 milímetros; Extremoz (261), Natal, Inmet-UFRN (225), Macaíba (197), São Gonçalo do Amarante (171).

No Agreste, Brejinho teve 316 milímetros em 24 horas; seguido de Monte Alegre (285), Lagoa Salgada (261), Lagoa de Pedras (250), Passagem (185), Boa Saúde (184) e Ielmo Marinho (180).

Em São José do Mipibu, a estação automática do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou 381 milímetros em 30 horas de chuva.

Fonte: g1 RN