Dezembro Laranja: Liga oferece mil atendimentos dermatológicos gratuitos neste sábado (2) em Natal

A Liga Contra o Câncer vai oferecer, neste sábado (2), mil atendimentos dermatológicos gratuitos em Natal. A ação é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e faz parte do Dezembro Laranja, campanha de prevenção contra o câncer de pele. O objetivo é alertar a população sobre a importância dos cuidados com a pele, principalmente durante o verão.

As fichas serão distribuídas das 6h30 às 10h no Centro Avançado de Oncologia (Cecan), localizado no bairro Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Oeste. Já os atendimentos vão acontecer das 8h às 12h.

Cerca de 50 médicos dermatologistas participarão dos atendimentos. Durante o mutirão, caso haja indicação, serão realizadas pequenas cirurgias no local ou os pacientes sairão com as orientações para o agendamento dos procedimentos.

“Nosso objetivo é, além do diagnóstico e tratamento de muitos casos, que ocorrerão no dia da campanha, alertar para a necessidade de prevenção desse que é o tipo mais comum de câncer”, disse Joseli Batista.

O câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais comum no Brasil. De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer, o Rio Grande do Norte terá 3.460 novos casos registrados da doença até o fim do ano. Já o do tipo melanoma, tipo mais grave do câncer de pele, 110 pessoas devem ser atingidas no estado em 2023.

A doença geralmente está relacionada ao efeito cumulativo da radiação ultravioleta ao longo dos anos. São considerados fatores de risco da doença: ter pele clara, vitiligo, ser albino, histórico da doença na família e fazer tratamento com medicamentos imunossupressores.

Fonte: g1 RN