Defesa Civil recomenda retirada de idosos, grávidas e crianças de áreas de risco por causa de sangria de açude em Apodi, RN

As fortes chuvas que caem no Rio Grande do Norte e a sangria de açudes no interior do estado levaram o município de Apodi a recomendar a retirada de idosos, mulheres grávidas e crianças de áreas de risco de alagamentos, no Vale do Apodi.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Marcílio Reginaldo, o alerta foi publicado por causa do aumento da vazão do Açude Apanha Peixe, no fim de semana. O reservatório que está sangrando há cerca de oito dias.

A água corre para rios da região, que registram aumento do nível e podem atingir comunidades ribeirinhas.

Ainda de acordo com Marcílio, cerca de 1.500 pessoas moram nas áreas de risco, principalmente em comunidades próximas ao Sítio Pindoba. Apesar do alerta, ele afirma que ainda não foram registrados prejuízos no município, até a manhã desta segunda-feira (10).

O aumento da vazão do açude Apanha Peixe tem relação com as fortes chuvas que caíram no fim de semana em Caraúbas, também no Oeste potiguar. A força das águas que transbordaram de açudes na região romperam a rodovia RN-117.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Apodi, o volume de água de Caraúbas corre para Apodi. Do açude do Apanha Peixe, a água corre para os municípios de Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado.

A Defesa Civil do Estado enviou equipe para a região Oeste e terá reunião com defesas civis municipais na manhã desta segunda-feira (10).

Segundo a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), a previsão é de mais chuvas para esta semana em todo o estado.

Por G1 RN