Conheça os 10 projetos que representaram o RN na Expo Favela Innovation, em SP

Mais de 200 empreendedores de áreas periféricas de diversas regiões do Brasil participaram da Expo Favela Innovation, considerada a maior feira de negócios de favela do mundo, que aconteceu no último domingo (3) em São Paulo. Entre eles, 10 empreendedores do Rio Grande do Norte apresentaram suas inovações e iniciativas no evento.

Os projetos potiguares estiveram na feira nacional com o objetivo de fortalecer suas marcas e produtos, construir networking e faturar mais com as vendas. Eles ainda estão entre as 30 melhores iniciativas de todo o país.

Para chegar a este resultado, foi realizada uma etapa estadual, onde pela primeira vez o RN foi palco para o evento, que aconteceu em outubro deste ano com uma extensa programação em Natal.

O objetivo dos pequenos negócios é impactar ainda mais pessoas e fomentar o cenario cultural e econômico do estado e do país. As iniciativas fazem parte de diferentes setores, como arte, tecnologia a arquitetura.

O artista Martim Onirismo, que trabalha com arte-educação, graffiti, cinema, design e moda streetwear, esteve entre o grupo de representantes do RN.

“Em um cenário onde a arte se entrelaça com empreendedorismo, minha presença como arte-educador e artista urbano em feiras de empreendedores, como a Expo Favela, não apenas enriquece o ambiente, mas também desempenha um papel crucial na valorização da cultura e na promoção de iniciativas locais. O artista urbano, muitas vezes marginalizado, encontra nesses eventos uma plataforma única para exibir suas criações e construir pontes entre a expressão artística e o empreendedorismo. Me sinto honrado por levar o nome de tantos comigo”, disse Martim.

Startup fundada por três jovens cientistas em 2022, inspirados pela vitória no maior hackathon da América Latina, o Hacking.Rio, a Startup Orby desenvolve soluções que automatizam e integram processos médicos. Foi aprovada nos programas Catalisa ICT, Startup NE, CentelhaRN 2, Adas Tech e Empreendedoras Tech, é a atual vencedora da HackBrazilda Brazil Conference at Harvard and MIT, integra o Microsoft for Startups Founders Hub, está entre as 10 finalistas globais do prêmio Empretec Women in Business da ONU e entre os 10 finalistas da ExpoFavela RN, e recebeu investimento do Black Founders Fund do Google for Startups. A Orby está transformando o panorama da neuromodulação com uma abordagem inovadora. Instagram: @orby.co

AfroTupiAqui é uma plataforma/aplicativo que visa ser uma vitrine de empreendimentos e iniciativas para profissionais negros, indígenas e birraciais terem maior visibilidade no mercado. Através da plataforma, profissionais poderão cadastrar seus produtos, serviços e iniciativas. A partir de georreferenciamento, encurta tempos e movimentos de buscas e compras, além de ter acesso a planos de consumo, anúncios e publicidade na plataforma, clubes de descontos, exposições em feiras, selos de destaques, exposições em quiosques de aeroportos para destacados, e uma série de benefícios para aprimorar os empreendimentos.

A Reforamar é uma associação sem fins lucrativos, fundada em julho de 2018, é formada por pessoas que se uniram com o propósito de transformar vidas através da reforma de casas e organizações da sociedade civil em situação de vulnerabilidade social. Realiza reformas para a entrega de um ambiente digno e seguro, mediante planejamento, a partir do envolvimento e doações de colaboradores, voluntários e parceiros.

Wendell Batista Mosaicista é um artista e arte-educador que utiliza a arte do Mosaico possibilitando reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais descartáveis para oferecer nos Cursos e Oficinas de mosaico. A proposta dos Cursos e Oficinas ajudam nos processos ecológicos, além de produzir atrações culturais artísticas para o paisagismo urbano da cidade de Natal-RN. Em 2023 o artista e seu negócio ficou entre os top 10 do RN, no Expofavela como empreendimento de potência e entre os 30 melhores projetos a nível nacional. Instagram: @WendellBatistaMosaicista

A Pedal Mix DJ, uma iniciativa impactante, idealizada pelo @djnatobr, cujo objetivo é levar um curso de DJ para as comunidades do Brasil, tudo isso em uma bike vintage sustentável equipada com som e iluminação. Busca proporcionar oportunidades para jovens de comunidades, oferecendo um curso de DJ acessível e de alta qualidade. Além disso, a Pedal Mix DJ também está comprometida em gerar renda para os participantes em situação de vulnerabilidade social e ambiental.

O shopping da Ralé, inspirado no espetáculo “Balé da Ralé”, é uma camisaria e estamparia que tem como conceito estampas provocativas e afirmativas da potência da periferia, toda a equipe é formada por moradores da Favela do Japão gerando uma economia circular dentro da comunidade. A iniciativa busca gerar lucro para dar sustentabilidade ao projeto Balé da Ralé, iniciativa que leva cultura e educação a mais de 120 crianças da Favela do Japão.

A fábrica de inventos é uma produtora cultural colaborativa que desenvolve trabalhos engajados com audiovisual e linguagens urbanas, reúne fazedores da Cultura de diversas áreas, no seu case de produtos se destacam curtas-metragens feitos em sombra, o cordel da vila de Ponta Negra e a cabaça da criação. Presta um importante serviço ao segmento da cultura de terreiro contribuindo com registro e oficinas de cinema, dentre os quais se destacam a oficina munícipe. Instagram: @afabricadeinventos

Grão de Mostarda é um grupo de mulheres oriundas da periferia, moradoras da Favela do Japão, Natal/RN, com uma ideia de negócio que visa não apenas criar produtos artesanais, mas também empoderar e capacitar mulheres em nossa comunidade, abrindo portas para o empreendedorismo social feminino. Através de oficinas de artesanato, mentorias e treinamentos, capacita mulheres locais com as habilidades necessárias para criar produtos artesanais.

Martim Onirismo trabalha com Arte-Educação, Graffiti, Cinema, Design e Moda Street Wear. Seu empreendimento traz processos de reciclagem e sustentabilidade, onde reutiliza latas de spray, criando itens como estojos, latas colecionáveis com pinturas autorais, reutiliza madeiras descartadas criando esculturas e telas, papelão criando marca páginas estilizados com pinturas Surrealistas, passa esse conhecimento a frente através de Oficinas em seu Ateliê, Escolas e Espaços Culturais. O Artista fomenta o mercado das Artes Visuais e Arte Urbana, como Curador da Exposição de Arte Urbana ‘Leilão Silencioso’ ao qual acontece no ‘SEBURUBU’, Cidade Alta, Natal-RN. Instagram: @martim_onirismo

Valentes é uma Rede de Acolhimento, inaugurada em 08/03/2022 com a meta de assistir, engajar e possibilitar o empoderamento de pontos cegos sociais através da emancipação e autonomia financeira. Representando o RN pela 2° vez na Expo Favela Nacional, atua nos seguintes eixos: artes, acessórios, beleza, cosméticos naturais, cultura, educação e entretenimento, decoração, gastronomia, moda, serviços, saúde. Possui Multiplicadores em 7 estados, presente em 4 países. Instagram: @valentes.vlt

Fonte: g1 RN