Aprenda receita de panetone de travessa

Neste mês de dezembro, o Inter TV Rural trouxe uma série de sugestões de pratos para as festas de fim de ano, como o pernil suíno, uma farofa de maracujá, um arroz de castanhas e uma salada natalina.

Para encerrar a lista, o Rural deste domingo (31) traz como dica uma sobremesa para reaproveitar um dos itens mais tradicionais nas ceias: o panetone. As sobras que ficaram do doce podem ser aproveitadas como base para um panetone de travessa, uma sobremesa gelada que ainda leva doce de leite, banana e castanha de caju.

Nessa receita vamos utilizar o panetone com gotas de chocolate, mas pode ser de qualquer sabor, inclusive o de frutas. Vamos começar cortando o panetone em fatias de aproximadamente 0,5 cm.

Após fatiar, vamos montar a sobremesa. Separamos uma travessa, de preferência retangular para facilitar a montagem.

Vamos intercalar camadas de panetone com o recheio. Primeiro, vamos forrar o fundo da assadeira com o panetone, em seguida colocamos uma camada de doce de leite fina por cima.

Na sequência, uma camada de castanha de caju triturada. A quantidade é a gosto para dar crocância à sobremesa. Por cima, uma camada de bananas fatiadas ao meio no momento da montagem.

Após montar essa primeira parte, vamos colocar mais uma camada de panetone e outra cobertura com doce de leite. É importante espalhar bem sobre todo o panetone, deixando a camada bem definida. Para finalizar, vamos colocar pedaços de castanha de caju triturada e algumas amêndoas inteiras (lembrando que a castanha utilizada nessa receita não tem sal).

A sobremesa já está pronta, mas o ideal é levar para a geladeira por aproximadamente 2 horas.

Fonte: g1 RN