Uma iguana encontrada em meio a um incêndio florestal em Parnamirim, na Grande Natal, se refrescou e bebeu água oferecida por um bombeiro antes de ser resgatada. A cena foi registrada pelos militares que atuavam no combate às chamas em uma área de mata do bairro Cajupiranga.
“Uma prova viva do quanto as queimadas afetam nossa fauna e flora”, disse o comando do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. O animal foi retirado do local e transferido para outra área sem queimadas.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Somente nesta terça-feira (17), a corporação registrou 13 combates a incêndios florestais em Natal, Parnamirim e São José de Mipibu, na região metropolitana da capital. O incêndio no terreno baldio de Cajupiranga foi “uma das ocorrências mais preocupantes”, informou o comando.
As equipes foram acionadas para controlar as chamas que se espalharam rapidamente devido à vegetação seca e aos fortes ventos, comuns nesta época do ano, segundo a corporação.
No local, os militares precisaram criar acessos para chegar ao foco do incêndio, que ameaçava residências próximas. Ninguém se feriu e nenhuma edificação foi atingida.
Com o aumento do número de incêndios no período de seca, o Corpo de Bombeiros informou que tem intensificado o monitoramento das áreas de risco e reforça as equipes para garantir um atendimento rápido.
A corporação orienta a população a evitar ações que possam provocar incêndios, como o descarte inadequado de lixo e o uso de fogo para limpeza de terrenos. Em caso de suspeita de incêndio, a população deve acionar o 193 imediatamente.
Fonte: g1 RN