Barracas em praias localizadas no distrito de Pipa, no município de Tibau do Sul, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, ficaram destruídas na manhã desta sexta-feira (23) após o avanço do mar.
Vídeos gravados por barraqueiros e moradores locais registraram a situação (veja acima). Alguns trabalhadores locais também tentaram amenizar o prejuízo causado, recolhendo materiais e protegendo parte das barracas.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
O fato aconteceu nas praias do Madeiro e do Amor – duas entre as mais frequentadas por turistas no litoral Sul potiguar. A situação esvaziou os pontos.
A maré alta invadiu as barracas e causou estrago em algumas delas, como o desabamento ou quebra de parte das estruturas. Em uma delas, além de parte da estrutura na areia, todo o telhado chegou a cair com o avanço do mar.
O avanço do mar de forma significativa também foi notado por banhistas na praia da Redinha na manhã desta sexta-feira em Natal.
Segundo o chefe do departamento de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o avanço está ligado aos ventos mais fortes que têm sido registrados neste período influenciados pela alta pressão do Oceano Atlântico Sul.
Essa pressão, segundo o meteorologista, “está mais intensa do que o normal fazendo com que os ventos cheguem aqui na costa do Nordeste com mais intensidade”. Isso influencia na atividade do mar também, aponta Bristot.
A Marinha do Brasil havia emitido um alerta de mau tempo, com avisos de vento forte, para o litoral do Rio Grande do Norte que é válido até a noite desta sexta-feira (23). Alertas de vendaval e ventos costeiros para o estado também foram emitidos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Fonte: g1 RN