A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) do Rio Grande do Norte consideraram o dia de eleições no estado como “dentro da normalidade” e sem ocorrências mais graves neste domingo (6).
Os portões dos locais de votação abriram por volta das 8h e fecharam às 17h em todo o estado.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Segundo a Sesed, pelo menos 38 ocorrências de crimes eleitorais foram registradas até 20h deste domingo. Entre os crimes, estão boca de urna, porte ilegal de armas e compra de votos (veja lista mais abaixo).
O balanço final das ocorrências está previsto para ser divulgado na manhã de segunda-feira (7).
Já o TRE-RN informou que precisou trocar cerca de 22 urnas eletrônicas que apresentaram problemas em todo o estado.
Ao todo, o Rio Grande do Norte tinha mais de 2,6 milhões de eleitores aptos para votarem nos 1.524 locais de votação nas 167 cidades do estado.
A presidente do TRE-RN, Lourdes Azevedo, falou que houve alguns problemas constatados durante o dia, mas que o balanço foi positivo.
O vice-presidente, Ricardo Procópio, afirmou que, diante do número de eleitores aptos – mais de 2,5 milhões – a quantidade de ocorrências registradas está dentro do normal.
“Nós tivemos um dia de eleição tranquilo, praticamente sem intercorrências dignas de registro”, disse. “O número de intercorrências é o esperado para um evento de tamanha magnitude como é um dia inteiro de eleições”, completou.
Segundo o secretário de Segurança do RN, coronel Francisco Araújo, as eleições municipais tem particularidades em relação à eleição para presidente. O balanço, para ele, foi positivo.
A Secretaria de Segurança do RN contabilizou pelo menos 38 crimes eleitorais no RN. As ocorrências – registradas a partir de sexta-feira – foram:
Algumas das principais ocorrências, entre crimes eleitorais e problemas registrados pelo TRE, foram:
Fonte: g1 RN