Rio Grande do Norte inicia campanha de vacinação contra a gripe; veja grupos prioritários

O Rio Grande do Norte iniciou nesta segunda-feira (18) a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) em todo o estado. Algumas cidades, como a capital Natal, já haviam iniciado a aplicação da vacina desde a semana passada.

A vacina inicialmente é para públicos prioritários, no qual estão inclusos idosos acima de 60 anos, bebês a partir de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde (veja lista completa mais abaixo).

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), mais de 360 mil doses da vacina foram distribuídas aos municípios do RN para esta primeira fase da campanha. O início aconteceu de forma antecipada à data prevista pelo Ministério da Saúde, que era 25 de março.

O objetivo da Sesap é que mais de 1,3 milhão de pessoas que compõe os 17 grupos prioritários do Ministério da Saúde se imunizem até 31 de maio.

A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

O início da campanha aconteceu em um evento na unidade básica de saúde do Golandim, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Crianças, agentes de saúde, profissionais da seguranças, grávidas e indígenas da comunidade Lagoa de Tapará receberam a dose de proteção contra a gripe.

“Estamos antecipando a campanha de vacinação este ano. Dada a sazonalidade do vírus, o Ministério da Saúde acolheu um pedido antigo dos municípios e mandou as doses. Agora vamos trabalhar para imunizar todos do grupo prioritário”, disse a coordenadora do programa de imunização da Sesap, Laiane Graziela.

Entre as estratégias recomendadas aos municípios estão, entre outras coisas:

Reportagem abaixo mostra início da vacinação contra a gripe em Natal:

Fonte: g1 RN