A pesquisa Quaest divulgada pela Inter TV cabugi na segunda-feira (26) sobre a intenção de voto para prefeito de Natal no primeiro turno das eleições de 2024 segmentou o eleitorado geral por sexo, religião, renda e faixa etária.
No cenário geral, isto é, sem distinção de sexo, religião, renda ou faixa etária, a pesquisa Quaest de 1º turno mostra o candidato Carlos Eduardo (PSD) com 44%. Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT) estão tecnicamente empatados em segundo lugar com 15% e 14% respectivamente.
A pesquisa Quaest foi realizada presencialmente com 852 eleitores de 16 anos ou mais em Natal, entre os dias 23 e 25 de agosto, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-07606/2024.
As margens de erro dependem de cada segmento:
Gênero: 5 pontos percentuais para mais ou para menos entre pessoas do sexo feminino e também entre pessoas do sexo masculino;
Religião: 5 pontos percentuais para mais ou para menos entre católicos, 6 pontos percentuais entre evangélicos e 8 pontos percentuais entre outras religiões e quem não tem religião;
Renda: 5 pontos percentuais para mais ou para menos entre os com até três salários mínimos, 7 pontos percentuais entre os que recebem de três a sete salários mínimos, e 7 pontos percentuais entre quem recebe mais de sete salários mínimos;
Faixa etária: 6 pontos percentuais para mais ou para menos entre os de 16 a 34 anos, 5 pontos percentuais entre os de 35 a 59 anos, e 7 pontos percentuais entre os de 60 anos ou mais.
Escolaridade: 7 pontos percentuais para mais ou para menos entre quem tem até o ensino fundamental, 5 pontos percentuais entre os com ensino médio completo ou incompleto, 6 pontos percentuais entre os com ensino superior incompleto ou mais.
Ao observar as intenções de voto de acordo com gênero, religião, renda ou faixa etária, os resultados são os seguintes:
Este recorte da pesquisa Quaest mostra as intenções de voto de cada candidato de acordo com o gênero do eleitor, isto é, qual a porcentagem de voto que determinado candidato tem entre aqueles que se identificam como homens e entre mulheres.
A margem de erro nas intenções de voto de eleitores do sexo feminino é de 5 pontos percentuais, e de eleitores do sexo masculino é de 5 pontos percentuais.
Este recorte da pesquisa Quaest mostra as intenções de voto de cada candidato de acordo com a religião do eleitor, ou seja, qual a porcentagem de voto que determinado candidato tem entre católicos, evangélicos e outras religiões ou entre aqueles sem religião.
A margem de erro nas intenções de voto de eleitores católicos é de 5 pontos percentuais; de evangélicos, 6%; e de eleitores de outras religiões ou sem religião é de 8 pontos percentuais.
Este recorte da pesquisa Quaest mostra as intenções de voto de cada candidato de acordo com a faixa de renda domiciliar do eleitor.
A margem de erro nas intenções de voto de eleitores com até 3 salários mínimos é 5 pontos percentuais; a de eleitores entre 3 e 7 salários mínimos é de 6 pontos percentuais; e de eleitores com mais de 7 salários-mínimos é 7 pontos percentuais.
Este recorte da pesquisa Quaest mostra as intenções de voto de cada candidato de acordo com a idade do eleitor.
A margem de erro nas intenções de voto de eleitores entre 16 e 34 anos é de 6 pontos percentuais; a de eleitores entre 35 e 59 anos é de 5 pontos percentuais; e de eleitores com mais de 60 anos é de 7 pontos percentuais.
Este recorte da pesquisa Quaest mostra as intenções de voto de cada candidato de acordo com a escolaridade do eleitor.
A margem de erro entre quem tem até o ensino fundamental é de 7 pontos percentuais, entre os com ensino médio completo ou incompleto é 5 pontos percentuais, e entre os com ensino superior incompleto ou mais é 6 pontos percentuais.
Fonte: g1 RN