O pênalti bizarro cometido por um defensor do Maranhão no empate com o ABC, pela Copa do Nordeste, viralizou nas redes sociais no domingo e fez muitos torcedores saudosistas relembrarem uma cena clássica do filme “Os Trapalhões e o Rei do Futebol”, de 1986. No jogo disputado no Frasqueirão, aos 49 minutos do segundo tempo, o lateral Yann Baldez, do MAC, bateu com a mão na bola ao parabenizar o goleiro Moisés por uma defesa e a penalidade foi marcada pelo árbitro Bruno Nogueira Prado.
No filme d’Os Trapalhões, o Rei Pelé atua como goleiro e defende um pênalti com o estádio lotado. Na comemoração, “Cardeal”, personagem de Renato Aragão, o Didi, puxa a bola das mãos do Rei, que se desespera.
– Não pega na bola que é pênalti – diz Pelé no filme (veja abaixo).
A icônica cena foi gravada no Maracanã, diante de 121 mil pessoas, no intervalo de um clássico entre Flamengo e Vasco, na final da Taça Guanabara de 1986.
O filme foi sucesso de bilheteria à época, com mais de 3,6 milhões de espectadores nas salas de cinema do Brasil.
O Maranhão vencia o ABC por 2 a 1 fora de casa até que, aos 49 minutos do segundo tempo, o árbitro Bruno Nogueira Prado assinalou pênalti a favor do Alvinegro. O juiz foi convicto ao ver o tapa na bola dado por Yann Baldez ao parabenizar o goleiro Moisés por defesa que, até aquele momento, valia a vitória maranhense. No estádio, inicialmente, muitos torcedores não entenderam qual teria sido a infração e houve muita reclamação por parte do Maranhão. Após o apito final, o árbitro conseguiu explicar a situação aos membros da comissão técnica do MAC e vídeos nas redes sociais expuseram por vários ângulos o que o lateral Yann havia feito em campo.
No vídeo publicado pelo perfil Tube Alvinegro, é possível ver a reação de espanto do goleiro Moisés após o tapa na bola dado por Yann. Foi nesse momento que o pênalti foi assinalado.
Fonte: g1 RN