Pelo menos quatro lagoas de captação de Natal transbordaram após as chuvas que caíram sobre a capital potiguar entre a noite de quinta-feira (13) e a madrugada desta sexta-feira (14).
Os alagamentos provocados pelo transbordamento das lagoas deixaram cerca de 60 pessoas desabrigadas. As famílias foram recolhidas em um abrigo provisório, segundo a Defesa Municipal de Natal, na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas, no bairro Potengi, na Zona Norte da cidade.
As lagoas que transbordaram foram as seguintes:
Água e lixo invadiram casasa na Rua Tacaruá, no conjunto Santarém. O transbordamento da lagoa também provocou o cancelamento da festa junina da Esccola Estadual Alferes Tiradentes. O colégio foi tomado pela água e os estudantes tiveram que voltar para casa.
LEIA MAIS
No Panatis, as ruas ficaram tomadas de lixo após o transbordamento da lagoa de captação do conjunto. Na rua Pacajus, a água chegou à altura de um metros dentro da residência da dona de casa Luciene Araújo, que perdeu alguns móveis.
A região metropolitana de Natal registrou chuvas de até 137,6 milímetros em 24 horas, entre as 7h da quinta-feira (13), o mesmo horário desta sexta-feira (14), segundo o monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Na capital, foram 97 milímetros.
Procurada pelo g1, a Secretaria de Infraestrutura do município informou que o transbordamento das lagoa ocorreu devido à grande quantidade de água das chuvas, aliada aos despejos ilegais de lixo e ligações clandestinas de casas e comércios em volta das lagoas.
A assessoria de imprensa do órgão informou que várias fiscalizações já foram realizadas nas áreas, com fechamento das ligações ilegais, porém “parte da população continua abrindo novas frentes para despejo de ligações clandestinas”.
Ainda de acordo com a pasta, o município conta com um calendário de serviços, com limpeza das redes de drenagem, fundo das lagoas, entorno dos espaços, em parceria com a Urbana, e manutenção de quadros eletrônicos.
Fonte: g1 RN