Orquestra Sinfônica do RN abre temporada 2024 com apresentação gratuita

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) apresenta o concerto oficial de abertura da temporada de 2024 nesta quarta-feira (27), às 19h30, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal. A apresentação é gratuita e faz parte da comemoração dos 120 anos do Teatro Alberto Maranhão.

O espetáculo também celebra as festividades de Páscoa e também os 180 anos de nascimento do compositor clássico Nikolai Rimsky-Korsakov. Os ingressos gratuitos serão distribuídos por ordem de chegada, no dia do concerto, na bilheteria do Teatro, uma hora antes do concerto.

Sob a direção artística e regência de Linus Lerner, o concerto abre com a famosa abertura da ópera Guilherme Tell, obra-prima de Gioachino Rossini, peça que marca as trilhas sonoras de filmes e animações. A segunda obra apresentada será o concerto para trompa de Reinhold Glière, com o solista Radegundis Feitosa, professor da Escola de Música da UFRN e fundador da Associação de Trompistas do Brasil (ATB).

Este concerto é a mais aclamada obra de Glière, escrita no estilo neoclássico e com fortes influências do romantismo. O espetáculo segue com a “Grande Abertura da Páscoa Russa” de Nikolai Rimsky-Korsakov, que segundo o compositor, representa uma “transição entre o sombrio e misterioso ambiente do Sábado da Paixão, ao júbilo sem limites do Domingo da Ressurreição.”

Fonte: g1 RN