Operários encontram artefato explosivo enterrado em residência durante reforma em Natal

Operários encontraram um artefato explosivo na manhã desta segunda-feira (15) durante a reforma de uma residência no bairro Capim Macio, na Zona Sul de Natal. A bomba estava a cerca de 1,5 metro de profundidade.

O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) da Polícia Militar foi acionado e, ao constatar se tratar de uma bomba ainda ativa, isolou a área e, em seguida, explodiu o artefato em segurança. Ninguém ficou ferido.

O Bope informou que vai realizar uma perícia com os restos da bomba para descobrir a origem dela. O laudo conclusivo será encaminhado para as Forças Armadas.

A bomba foi encontrada pelo operador de máquinas Enoque Martins e pelo ajudante de pedreiro João Henrique durante uma escavação.

Enoque contou que percebeu um “ferro” que atrapalhava a passagem da máquina e pediu para o ajudante de pedreiro tirá-lo do lugar.

“Ele viu, sentiu dificuldade para puxar, e bateu com a pá para deslocar do chão. Quando ele levantou, eu disse: ‘Rapaz, isso é uma granada’. Só que não era uma granada, era uma bomba”, contou.

João Henrique disse que achava, inicialmente, que o ferro que puxava era uma espécie de viga. Mesmo ao perceber que não era, ficou reticente sobre o que se tratava. “A gente não achava que era uma bomba, mas ligamos para o engenheiro, que acionou a polícia”, disse.

O objeto foi colocado em cima de uma mureta e a PM, ao tomar conhecimento do artefato, pediu que a residência fosse isolada imediatamente. Uma viatura chegou aproximadamente três minutos depois.

A residência em questão está sendo reformada para se tornar uma clínica veterinária para animais de rua. Ela fica na Rua Coronel Luciano Saldanha.

“Eu disse ao colaborador que ele pode não ter ganho na Mega da Virada, mas ele acabou de ganhar uma nova vida, porque ele poderia ter detonado aquele explosivo”, falou o engenheiro.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado

Fonte: g1 RN