Obra de desvio da BR-304 é iniciada e Ministério dos Transportes prevê conclusão em 15 dias

A obra para a construção do desvio na BR-304, no trecho que ficou destruído em Lajes (RN), começou nesta quarta-feira (3). O desvio será feito nas margens da própria BR-304 para funcionar como uma passagem temporária dos veículos, enquanto a reconstrução da ponte não for concluída.

De acordo com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que se encontraram nesta quarta, a previsão é que o desvio seja concluído em 15 dias.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado

Enquanto isso não ocorre, o governo do RN divulgou as vias alternativas que podem ser usadas pelos motoristas que precisam passar pela rodovia (veja AQUI).

A previsão para início da obra de reconstrução da ponte e de parte da rodovia, no entanto, não foram divulgados. De acordo com o Ministro das Transportes, em 15 dias o cronograma dessa obra deve ser anunciado.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, decretou na segunda-feira (1º) estado de emergência para a reconstrução da ponte que desmoronou no domingo. A contratação emergencial permite que os prazos para a obra sejam abreviados.

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Norte, Getúlio Batista, disse em entrevista coletiva na terça-feira (2) que a obra pode durar entre 6 e 12 meses.

Segundo Getúlio, a obra pode chegar a até 1 km na BR-304, sendo 300 metros de recuperação apenas no trecho da ponte.

LEIA TAMBÉM

Pelo menos três estradas ficaram danificadas e foram interditadas após as chuvas que caíram no fim de semana no estado:

Além da pontes destruídas, mais de 200 pessoas ilhadas precisaram ser resgatadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros, por causa das chuvas no interior do RN. Além disso, um homem e um cachorro morreram no sábado (30), após serem arrastados por uma correnteza em Florânia.

Segundo a Defesa Civil Estadual, pelo menos 20 ocorrências foram registradas no estado ao longo do fim de semana, e pelo menos 30 cidades relataram danos nas estradas viscinais acarretando a suspensão temporária da operação carro pipa realizada pelo Exército.

Veja ocorrências registradas:

Fonte: g1 RN