Nutricionista dá dicas de alimentação e hidratação para foliões durante o Carnaval 2024

É preciso estar bem hidratado e alimentado para conseguir curtir os quatro dias do Carnaval 2024, além das prévias que já acontecem por todo o Brasil. É o que alerta a nutricionista Licyanne Lemos, mestre na área pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). (Veja a entrevista completa no vídeo acima).

Para se manter firme durante os festejos, a profissional recomenda, entre outras coisas, que os foliões façam pelo menos as três refeições do dia (café da manhã, almoço e janta) bem feitas.

“Refeições ricas em carboidratos, que são nossa principal fonte de energia, tipo frutas, vegetais, raízes e tubérculos, como batata, macaxeira [ou aipim, mandioca], inhame”, explicou Licyanne Lemos.

“E também ter o complemento, que são as proteínas, que vão ajudar a gente a ter o maior tempo de festa sem estar sentindo muita fome, como ovo, carne e frango. A refeição mais completa e balanceada para que a gente consiga aproveitar bem o momento”.

Dar prioridade às três refeições, explica a nutricionista, evita também que o folião sinta a necessidade de comer o tempo todo. Ainda assim, é recomendado alguns lanches durante esses intervalos, como barras de proteínas, shakes proteícos, frutas ou mix de castanhas, por exemplo.

“Para também não estar descontando só na bebida [alcóolica]”, disse.

A nutricionista reforça ainda a necessidade de se manter hidratado durante a festa, principalmente para aqueles que ingerirem bebidas acóolicas. A hidratação pode ser feita com água, chás, sucos ou mesmo com frutas, caso seja a opção mais fácil.

“A água elimina as toxinas que você acumulou nesse período, e os chás também são ótimos pra esse requilíbrio da microbiótica intestinal e também para a melhora da retenção hídrica”, explicou.

“Os sucos também podem ajudar na hidratação. Quem não tiver acesso a sucos, leve uma fruta, uma banana, uma tangerina ou uma maçã para lanchar”, completou.

Para cada lata de cerveja consumida – ou para cada dose de bebida -, a nutricionista Liccyane Lemos recomenda pelo menos 200 ml de água.

“Isso ajuda o fígado e os rins a trabalharem na eliminação das toxinas que têm na bebida alcóolica e ajuda a evitar o inchaço”, falou.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado

Fonte: g1 RN