Natal tem baixa procura pela vacina contra a dengue e imuniza apenas 19% do público-alvo em mais de um mês de campanha

Natal vacinou, até esta terça-feira (26), 19% do público-alvo da campanha de imunizaçãocontra a dengue, que começou no dia 19 de fevereiro, há mais de um mês. O dado foi detalhado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a pedido da Inter TV Cabugi e do g1.

Nesta primeira fase da campanha, a pasta pretendia imunizar 46.549 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade, que são o público-alvo desta etapa. Até esta terça, 9.058 haviam sido vacinadas.

A vacina é aplicada em duas doses. A baixa procura preocupa a Secretaria de Saúde, entre outros motivos, porque o primeiro lote recebido de vacinas vence no fim do mês de abril e ele só pode ser utilizado para primeira dose.

O aguardo da SMS é para entender e montar novas estratégias do que fazer com as vacinas que vão restar. Segundo Veruska, a média tem sido de menos de 10 vacinados por dia em Natal.

LEIA TAMBÉM

Para tentar ampliar a vacinação, a Secretaria de Saúde de Natal planeja iniciar uma ação de conscientização nas escolas da rede pública.

“A gente não pode levar essa vacina para fora das unidades, é uma recomendação do próprio Ministério da Saúde, de que essas vacinas só podem ser utilizadas dentro da unidade de saúde. Mas a gente pode levar a conscientização, as campanhas, para que os pais busquem através desse recado a ser dado pelas próprias crianças”, disse Veruska.

Ao todo, 60 salas na rede pública municipal de saúde estão oferecendo a vacina contra a dengue em Natal.

A capital potiguar foi uma das 19 cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para iniciar a campanha. Mas no Rio Grande do Norte, o quadro também não é tão diferente.

Até esta terça, 20.432 doses (cerca de 15%) foram aplicadas para um público-alvo de 132 mil crianças e adolescentes.

Fonte: g1 RN