MP denuncia policial militar autor de tiro que matou torcedor do ABC em Natal

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciou nesta terça-feira (19), por homicídio, o policial militar que atirou e matou o torcedor do ABC Leonardo Lucas de Carvalho, de 26 anos, em setembro deste ano.

O torcedor foi atingido por um tiro durante uma confusão que envolveu torcidas organizadas de ABC e Sport após um jogo pela Série B, no bairro Ponta Negra, na Zona Sul de Natal.

No início deste mês de dezembro, a investigação da Polícia Civil concluiu que o disparo partiu da arma de um policial militar, que foi identificado e indiciado pelo crime de homicídio. O nome dele não foi divulgado.

O MP informou que a denúncia foi recebida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e que o PM se tornou réu em uma ação penal.

O MP pontuou também que na investigação feita pela Polícia Civil, através da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os indícios de autoria apontam para o PM como sendo o responsável pelo disparo do projétil que atingiu a cabeça e causou a morte do torcedor.

A denúncia cita o forte aparato policial empregado no dia para conter as confusões entre as torcidas de ABC e Sport, que protagonizaram confusões desde antes da partida começar no Frasqueirão, em Ponta Negra.

A confusão que terminou com a morte do torcedor aconteceu na saída do jogo, quando um ônibus com torcedores do Sport que passava pela Avenida Engenheiro Roberto Freire foi atacado por torcedores abecedista e a PM entrou em ação.

“Nesse ínterim, vários policiais militares diligenciaram para conter os ânimos e recolocar os torcedores do Sport de volta ao interior do ônibus, pois àquela altura muitos já haviam partido para briga, inclusive saltando pelas janelas dos veículos”, cita a denúncia.

A denúncia diz que em dado momento um torcedor do ABC, que não foi identificado, posicionado no cruzamento das ruas Palestina e Leonora Armstrong, atirou um rojão em direção a um ônibus com torcedores do Sport.

A análise das imagens apontou levou ao policial responsável pelo disparo fatal.

O MP informou ainda que as diligências investigativas conseguiram juntar como elemento de prova um estojo de munição, calibre 5.56, que estava no mesmo local em que se encontrava o policial denunciado.

Submetido à perícia, ficou comprovado que o estojo teve sua espoleta percutida e detonada pela carabina que era utilizada pelo PM.

Registros feitos por câmeras de monitoramento registraram a confusão que terminou com a morte do torcedor Leonardo Lucas Silva de Carvalho (veja abaixo).

Leonardo Lucas morreu atingido por um tiro no cruzamento da Rua Palestina com a Rua Leonora Armstrong, no bairro Ponta Negra. Os vídeos mostram simultaneamente o que ocorre em cada uma das ruas.

Ele trabalhava como barbeiro em seu próprio estabelecimento, era casado e deixou uma filha de dois meses de idade. A vítima morava no bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital potiguar.

Fonte: g1 RN