Livro inspirado no Caso Gabriel será exposto na Bienal do Livro de São Paulo

O autor do livro “Vivências de peles negras”, inspirado na história do jovem Giovanni Gabriel, Lucas Der Leyweer fará sua primeira participação na Bienal do Livro de São Paulo, um dos principais festivais literários da América Latina, com início na próxima sexta-feira (6).

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp

A obra foi criada após a morte do jovem, encontrado morto em junho de 2020 em São José de Mipibu, na região metropolitana de Natal. De acordo com o autor, o acontecimento fez com que ele passasse a contar a realidade dele como pessoa preta através de poemas.

Natural de Roraima, o escritor vive em Natal desde 2020, justamente o ano que o jovem Giovanni Gabriel, inspiração para o seu livro, foi morto. Estreante da Bienal SP, o autor também expôs a obra na Bienal do Livro Rio, realizada em 2023.

“Espero conhecer pessoas que se identificam com meu livro e minha história. A verdade é que, estar lá, já é incrível”, relatou.

Giovanni Gabriel foi morto aos 18 anos de idade, quando sumiu após ter saído para a casa da namorada, em Parnamirim. O corpo dele foi encontrado em São José de Mipibu, também na Grande Natal.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, o jovem teria sido assassinado após ser confundido com um assaltante de carro. A história ficou conhecida como “Caso Gabriel”.

Quatro policiais militares foram acusados da morte do adolescente. Eles foram absolvidos em júri popular realizado em julho deste ano, em Parnamirim. Em março deste ano, o juiz da 15ª Vara Criminal de Natal já havia absolvido os militares das acusações de sequestro e ocultação de cadáver.

Fonte: g1 RN