Lewandowski anuncia que penitenciárias federais terão muralhas

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou, nesta quinta-feira (15/2), a construção de muralhas ao redor de todas as penitenciárias federais, a fim de dificultar novas fugas como a que ocorreu no presídio de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A Penitenciária Federal de Brasília é a única unidade que já é cercada por um muro de proteção, além das grades que circundam a prisão originalmente. O modelo será replicado nos outros quatro presídios sob administração da pasta da Justiça e Segurança Pública.

O ministro Lewandowski anunciou uma série de medidas para reforçar a segurança e prevenir novos episódios de fuga nos presídios federais. Em um primeiro momento, ele pretende modernizar o sistema de videomonitoramento das unidades.

Além disso, a pasta irá aperfeiçoar o controle de acesso de visitantes, incorporando, inclusive, um sistema de reconhecimento facial. O governo também anunciou a ampliação do sistema de alarmes e sensores de presença em todas as unidades federais.

“Nós vamos requisitar a nomeação de 80 policiais penais federais que já foram aprovados em concurso público para reforçar o Sistema Prisional Federal”, disse o ministro. Ele afirmou que parte desse contingente partirá diretamente para Mossoró.

Metrópoles

Fonte: Blog do BG