Guia do Campeonato Potiguar 2024: ge analisa participantes e briga por título

Oge Rio Grande do Norte faz suas apostas para o Campeonato Potiguar 2024. A análise é baseada no somatório de quatro critérios: elenco, técnico, estrutura e retrospecto. Na página especial, é possível navegar pelos escudos para ver as informações de cada clube e votar no seu preferido.

Veja mais sobre os clubes:

Vice-campeão em 2023, o ABC vai brigar pelo 58º título estadual. Após o rebaixamento para a Série C, o Alvinegro passou por uma grande reformulação. Poucas peças que jogaram a Série B permaneceram no grupo, como o lateral-esquerdo Romário, o atacante Wallyson e o goleiro Welligton. O comando da equipe será de Rafael Lacerda, ex-Amazonas. Entre os reforços, destaque para o zagueiro Thiago Spice, também ex-Amazonas, e os atacantes Ruan, ex-Paysandu, e Daniel Cruz, ex-Juventude.

O América-RN é o atual campeão potiguar e vai tentar o bi. Será o primeiro estadual do Alvirrubro após a constituição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A nova gestão investiu na contratação do técnico Marquinhos Santos, ex-Juventude, América-MG e Paysandu. Apesar do rebaixamento para a Série D em 2023, uma base da equipe foi mantida, com destaque para o zagueiro Gilvan, o volante Vinícius Paulista e o atacante Rafinha. O meia Souza, ex-Cruzeiro e Náutico, foi o principal reforço contratado.

O Baraúnas volta à elite do Campeonato Potiguar após seis anos. O acesso foi garantido após a desclassificação do Mossoró Esporte Clube, que havia sido campeão da segunda divisão em campo. O Leão do Oeste “herdou” o título por ser o segundo colocado. O Tricolor aposta no ex-jogador Marcelinho Paraíba, em sua primeira experiência como treinador no Rio Grande do Norte. O elenco conta com a experiência do goleiro Edson, ex-ABC, e do volante Jozicley.

O Força e Luz tem o técnico mais jovem do estadual. Maurício Carneiro, 29 anos, comandou o Humaitá, do Acre, na Série D, e recentemente foi campeão da segunda divisão do Campeonato Rondoniense com o Vilhena. O grupo conta com o goleiro sérvio Nikola Peric e o meia Geovani Silva e o atacante Daniego, ambos ex-São Francisco, do Acre.

O Globo fez uma campanha irregular em 2023 e só escapou do rebaixamento em confronto eliminatório contra o Alecrim. Para este ano, a Águia de Ceará-Mirim deve ser figurante mais uma vez, a depender dos resultados da pré-temporada. A equipe será comandada pelo jovem Eugênio Gomes, ex-Santa Cruz de Natal e Força e Luz. O grupo tem como destaques os meias Renan Oliveira e Fillipi Pires, e o atacante João Aleluia.

Terceiro colocado em 2023, o Potiguar de Mossoró é o único clube do interior com dois títulos estaduais (2004 e 2013). O Time Macho apostou na continuidade do trabalho do técnico Robson Melo, que comandou a equipe na Série D. Com elenco reformulado, destaque para o atacante Sampaio, ex-Madureira, e o meia Walber, que estava no Duque de Caxias, além do volante Giovanni, remanescente da última temporada.

O Potyguar Seridoense fez um estadual muito abaixo do esperado em 2023, e, desta vez, espera ser mais competitivo. O Leão surpreendeu ao contratar o técnico Fernando Tonet, que tem bons trabalhos no Alecrim e Santa Cruz de Natal. O time conta com destaques como Wallef, o “goleiro de boné”, o volante Judson, os atacantes Jânio Daniel e Brenno, revelação da equipe sub-20.

Com calendário cheio em 2024, o Santa Cruz de Natal acertou o retorno do técnico João Paulo Oliveira, que estava no time sub-20 do América-RN. Com um grupo jovem, o Tricolor tem como destaques os meias Beto, ex-América-RN, e Hitalo, e o atacante Paulinho, ex-Globo.

Leia mais notícias do esporte potiguar no ge RN | ge.globo/rn

Fonte: g1 RN