Grande Natal tem 9 trechos de praias e rios impróprios para banho, aponta boletim de balneabilidade

A região metropolitana de Natal tem 9 trechos de praias e rios impróprios para os banhistas, segundo o boletim de balneabilidade publicado neste sábado (15) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.

O estudo realizado semanalmente pelo programa Água Azul analisou a qualidade da água de praias, rios e lagos de Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim e Extremoz. Somente na capital, cinco pontos foram considerados impróprios para o banho por causa da quantidade de coliformes fecais encontrada.

Os pontos impróprios são os seguintes:

Os pesquisadores usam os resultados de cinco semanas consecutivas, para avaliar se a água de cada trecho está imprópria ou não.

Seguindo critérios de resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), se dois ou mais desses resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria.

Ainda na análise, se a coleta mais recente tiver mais de 2.500 coliformes fecais por 100 ml de água, com apenas esse resultado o trecho de praia ou rio já passa a ser considerado impróprio.

Fonte: g1 RN