Governador da Bahia proíbe pistola de água no carnaval para evitar violência contra mulheres

Foto: Estadão

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou uma lei que proíbe o uso de pistolas de água nas festas de rua do Estado. A iniciativa, segundo o governador, busca garantir maior segurança para mulheres em eventos como o carnaval, que vai ocorrer daqui a duas semanas. A medida foi aprovada pelo Legislativo baiano no ano passado, após a repercussão de uma agressão contra uma foliona em um bloco de Salvador.

Jerônimo anunciou a proibição pelas redes sociais nesta segunda-feira, 29. Segundo o petista, a nova norma busca “garantir a segurança e o bem-estar de todas as pessoas, coibindo atos machistas e misóginos”.

O tema começou a ser discutido pelo Executivo baiano após registro de uma mulher sendo assediada em um bloco durante o carnaval de Salvador do ano passado. Ela foi cercada por homens que portavam pistolas de água e foi atingida por jatos e empurrada diversas vezes. A agressão durou dez segundos até a chegada de agentes da Guarda Civil municipal. O caso foi filmado por outros foliões que estavam no local.

Terra

Fonte: Blog do BG