A Feira Nacional do Camarão (Fenacam) anunciou que edição de 2024 – na qual comemora 20 anos – vai acontecer entre os 19 e 22 de novembro no Centro de Convenções de Natal. A edição foi oficialmente lançada nesta terça-feira (8).
A expectativa da organização é que o evento reúna 7 mil participantes e 50 palestrantes nacionais e internacionais. A abertura acontece às 19h do dia 19 de novembro.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Considerada o principal evento do setor de carcinicultura e aquicultura do Brasil, a feira reúne nomes importantes da área, além de expositores nacionais e internacionais.
Nesta edição especial, a feira contará com mais de 200 expositores em um pavilhão de 8 mil m², além de simpósios técnicos e científicos que abordarão os mais recentes avanços em tecnologias, práticas sustentáveis e inovação.
Durante o anúncio oficial da 20ª edição da feira, a governadora Fátima Bezerra anunciou também o “Projeto Camarão”, lei voltada para o incentivo à interiorização da carcinicultura no Rio Grande do Norte.
O objetivo da lei é promover o acesso dos pequenos e médios produtores às tecnologias mais avançadas do setor.
“A importância dessa lei é permitir que o micro e pequeno produtor possam usufruir desse grande potencial, ampliando a produção do litoral para o interior”, explicou o presidente da Fenacam e da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha.
Segundo a subsecretária de Pesca e Aquicultura do RN, Maria Luiza, o estado produz anualmente cerca de 30 mil toneladas de camarão “e, com a interiorização, esse número pode triplicar”.
“O projeto garante o monitoramento da qualidade da água, acelera a emissão de licenças ambientais sem custos adicionais e incentiva o produtor a retomar o interesse pela produção de camarão, promovendo a valorização do produto”, explicou.
Nas 19 edições anteriores, a Fenacam reuniu mais de 445 palestrantes, que proferiram mais de 912 palestras nos Simpósios Internacionais de Carcinicultura e Aquicultura, representando mais de 31 diferentes países.
Em presença, a participação de profissionais da área, empresários e estudantes ultrapassou 26 mil participantes ao longo dos anos, e a Feira Internacional de Aquicultura recebeu um total de 89.039 visitantes.
Nesse tempo também, foram 497 empresas expositoras – entre nacionais e internacionais – sendo que 25 delas expõem desde a primeira edição da Fenacam, em 2004.
A Fenacam anunciou que lançou o aplicativo ‘Fenacam’ para os participantes da edição deste ano terem informações gerais sobre o evento. Por ele será possível: realizar inscrições, reservar estandes, acessar a programação completa e submeter trabalhos técnicos para os simpósios. Outras informações do evento também podem ser acessadas pelo site www.fenacam.com.br.
Fonte: g1 RN