Eleições adiadas para conselhos tutelares em Natal e mais duas cidades do RN são confirmadas para 29 de outubro

As eleições para o Conselho Tutelar em Natal, Ceará-Mirim e Areia Branca tiveram a nova data confirmada e vão acontecer no próximo dia 29 de outubro, um domingo. O horário de votação é das 8h às 17h (veja dicas mais abaixo).

A nova data já era prevista, mas o novo cronograma foi publicado pela Comissão Especial Eleitoral do Processo de Escolha para Conselheiros Tutelares na edição desta sexta-feira (13) do Diário Oficial do Município de Natal.

Prevista inicialmente para acontecer no dia 1º de outubro – como em todo o país -, a eleição em Natal foi adiada por problemas na distribuição de urnas. O adiamento foi recomendado pelo Ministério Público do RN após eleitores enfrentarem problemas na votação.

O mesmo problema aconteceu em Ceará-Mirim e Areia Branca, o que culminou também com os adiamentos. Das três cidades, apenas Natal possui mais que um Conselho Tutelar.

A resolução publicada informa que novamente a votação vai utilizar as urnas eletrônicas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN). Em caso de falhas técnicas, que impossibilitem o funcionamento das urnas eletrônicas, a votação será feita de forma manual, “com urnas de lona, cabines de votação e cadernos de eleitores alistados”.

A mesa receptora será composta em cada sessão por três membros: presidente, mesário e secretário.

A apuração vai ocorrer logo após o encerramento da votação, em local previamente definido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança (Comdica), mediante contagem final dos boletins de urnas extraídos de cada urna eletrônica.

Para votar é necessário ser maior de 16 anos, ter título de eleitor e domicílio eleitoral no município. O voto é secreto, direto, facultativo e só é permitido escolher um candidato.

No dia da eleição é importante levar um documento original oficial com foto ou o e-título.

A consulta pode ser feita via Whatsapp, pelo número ☎️3654-5050.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado

Fonte: g1 RN