Crateras, jacarés, pessoas ilhadas, queda de poste e tenda: Grande Natal tem transtornos durante chuvas de até 137 mm

A região metropolitana de Natal registrou chuvas de até 137,6 milímetros em 24 horas, entre as 7h da quinta-feira (13) e o mesmo horário desta sexta-feira (14), segundo o monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

O grande volume de água causou transtornos como abertura de crateras, alagamentos que deixaram pessoas ilhadas, transbordamento de lagoas de captação, surgimento de jacarés, e tombamento de poste de energia e de uma tenda, entre a noite e a madrugada.

A capital tem pelo menos 24 familias, cerca de 60 pessoas, abrigadas provisoriamente na Escola Estadual Dom José Adelino Dantas, no bairro Potengi, Zona Norte, segundo a Defesa Civil.

O maior volume de água foi em Ceará-Mirim. Na capital, foram 97 milímetros. A chuva também superou os 100 milímetros em São Gonçalo do Amarante (114,2 mm) e Goianinha (106,4 mm).

No conjunto Panatis, Zona Norte de Natal, bombeiros foram acionados para auxiliar um casal, dois adolescentes e uma criança pequena que estavam ilhados e não conseguiram sair de sua casa, por volta de 1h30.

Na Rua Poeta Homero Homem, no bairro Pajuçara, a força da água causou uma erosão que abriu uma cratera ao lado de uma casa. Até por volta das 10h desta sexta (14), a Defesa Civil da capital também já havia registrado abertura de outras duas crateras na cidade, nos bairros Tirol e Bom Pastor.

A lagoa de captação do conjunto Santarém, também na Zona Norte da capital, transbordou. Na manhã desta sexta-feira (14), as ruas do bairro e o Centro Educacional Alferes Tiradentes, seguiam alagados, e uma festa que estava marcada para a escola foi adiada.

No bairro da Redinha, o Corpo de Bombeiros foi acionado nesta quinta-feira para capturar dois jacarés que surgiram nas ruas e possivelmente saíram de rios da região. Segundo a corporação, os animais foram devolvidos aos habitat natural.

Até por volta de 0h30, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal registrou cerca de 28 pontos de alagamento em vias importantes de diferentes regiões da capital. No início da manhã desta sexta-feira (14), mesmo com a redução da chuva, a pasta informou que o alagamento na avenida Lima e Silva, entre a avenida Interventor Mário Câmara e rua dos Caicós continuava intransitável.

Por volta da 0h30, um poste tombou na avenida do Contorno, próximo a estação da companhia de água do estado. Durante a manhã, o trânsito foi interditado para realização dos reparos no poste. Segundo a STTU, o acesso à Cidade Alta e Ribeira é feito pela Avenida Rio Branco ou pela Avenida Deodoro da Fonseca.

Ainda durante a noite, na Igreja do Galo, em Natal, na Cidade Alta, duas tendas desabaram durante as festividades de Santo Antônio, por volta das 20h. O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) foi acionado ao local para atender dois fiéis que ficaram feridos, mas passam bem.

Em nota, o Convento Santo Antônio, responsável pela festa, que as tendas foram cedidas pela Prefeitura do Natal, para o festejo da Trezena de Santo Antônio, e que irá enviar ofício à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para notificação e averiguação da empresa responsável pela estrutura.

Na avenida Olavo Montenegro, que liga bairros de Natal a Parnamirim, na região metropolitana, o asfalto cedeu no mesmo ponto em que uma cratera tinha sido tapada há uma semana, por volta das 22h da quinta-feira. Um carro caiu na nova cratera, ao tentar escapar do alagamento na via.

Fonte: g1 RN