Corpo de Bombeiros e CREA vistoriam estrutura do Carnatal 2023

O Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) fizeram, na manhã desta quinta-feira (7), uma vistoria técnica na estrutura do Carnatal 2023. A micareta acontecerá da sexta-feira (8) até o domingo (10) na Arena das Dunas, em Natal.

Leia também:

Grande parte da área que compõe o Carnatal é formada por estruturas montadas, que precisam ser vistoriadas com o objetivo de garantir a segurança de quem vai brincar ou trabalhar no evento.

Durante a vistoria, os técnicos deram orientações sobre possíveis adequações a serem feitas antes do evento começar. Alguns pontos citados que precisam de mais atenção, segundo os técnicos, foram: a acessibilidade em todos os ambientes e saídas de emergência suficientes para atender a demanda. Também foi falado sobre as questões estruturais e de energia dos trios elétricos, tendo em vista que as estruturas são metálicas.

“O essencial é saída de emergência. Além, claro, da segurança estrutural dos equipamentos. Aterramento é algo muito importante também, para evitar acidentes com energia. Então esses são os principais focos da gente”, pontuou o sargento Vandulo, do setor de engenharia do Corpo de Bombeiros Militar.

“A estrutura de um evento como esse movimenta várias categorias da engenharia. A gente sempre se reúne antes com a equipe, com a empresa responsável, e apresenta nossas demandas. E o que o CREA vem verificar aqui hoje, junto a outros entes, é se todas as estruturas que foram apontadas no projeto e que estão sendo executadas têm um profissional devidamente habilitado e registrado no CREA”, explicou a presidente do CREA-RN, Ana Adalgisa.

O Carnatal 2023 acontecerá em uma área de 11 mil m² e poderá receber até 20 mil pessoas.

Algumas profissionais já trabalham na montagem da estrutura da micareta há pelo menos um mês. Os fiscais também avaliaram as condições de trabalho dessas pessoas.

“Nós fazemos o trabalho de fiscalizar o exercício legal da profissão dos técnicos industriais de uma forma geral, para que esses profissionais estejam habilitados e registrados no Conselho, como a lei determina, garantindo segurança à população”, informou Maurício Pereira, gerente de fiscalização do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Norte (CRT-RN).

Laudos oficiais da vistoria devem ser emitidos pelo Corpo de Bombeiros e pelo CREA até a manhã desta sexta-feira (8).

“A vistoria só iniciou agora. Como é uma estrutura muito grande, é sempre um trabalho em conjunto com vários órgãos, inclusive com os organizadores do evento. Então, estamos iniciando agora e alguns pontos a gente vai ajustando. Mas está tudo encaminhado para que o evento aconteça com segurança”, explicou o sargento Vandulo.

Fonte: g1 RN