Companhia Pão Doce de Teatro inicia programação de aniversário de 20 anos com espetáculo em Mossoró

A Companhia Pão Doce de Teatro, de Mossoró (RN), comemora, em 2024, 20 anos de existência e, por isso, preparou com uma programação especial e gratuita na cidade.

A abertura dessas comemorações acontece nesta terça-feira (26), com a apresentação do espetáculo Casatória C’a Defunta, a partir das 19h, no Espaço Teatro de Quintal. Os ingressos gratuitos são retirados pela internet (clique AQUI).

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado

O projeto “Pão Doce 20 anos” foi o único de teatro do Rio Grande do Norte contemplado edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do governo Federal para este ano, o que vai garantir a realização dos eventos durante toda a temporada, que segue até setembro.

O espetáculo Casatória C’a Defunta conta a história de Afrânio, Maria Flor e a fantasmagórica Moça de Branco. A peça entra em reta final de apresentações após 10 anos em cartaz.

No projeto Pão Doce 20 anos, contemplado pela Funarte, a Companhia pretende também abarcar, através da arte, ações sociais, atuando mais em equipamentos públicos da cidade, como escolas municipais e estaduais, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), creches, parques, entre outros.

“Por sermos um grupo de teatro, não significa que desenvolvemos apenas atividades no âmbito teatral. Na programação dos 20 anos da Companhia, vamos realizar ações no campo do social, atendimentos odontológicos para quem não tem acesso, palestras para a comunidade da cidade, sobretudo do bairro, oficinas de artes urbanas, oficinas de dança, de escrita e muito mais”, explicou a atriz Mônica Danuta.

Entre outras atividades previstas, estão:

A ideia do projeto é alcançar um público de mais de 3 mil pessoas durante toda a programação. O grupo também almeja transformar essas ações em atividades anuais, inseridas de forma fixa no calendário da cidade.

A Companhia de Teatro Pão Doce é criada e sediada em Mossoró. A história do grupo começou em 2001, quando artistas foram chamados para fazer uma apresentação em um colégio do município.

Na ocasião, foi pedido para que eles encenassem um trecho do poema Aurora da Minha Vida, do escritor Naum Alves de Souza – poesia esta que, posteriormente, foi inspiração para o primeiro espetáculo do grupo, “Meus Bons Tempos”, em 2005.

No final da apresentação, a organização do evento distribuiu um pão doce para quem participava da solenidade escolar. E como aquele rupo de amigos não tinha um nome próprio, as pessoas que assistiram à peça começaram a chamá-lo de “grupo que dava pão doce”, como explica a atriz Mônica Danuta.

Atualmente, a Cia. Pão Doce conta com quatro integrantes (Mônica Danuta, Lígia Kiss, Raull Davyson e Paulo Lima), além de diversos colaboradores e colaboradoras, e soma mais de 20 espetáculos ao longo dessas duas décadas.

Fonte: g1 RN