Na reta final da temporada de desova das tartarugas no litoral potiguar, cerca de 70 filhotes foram soltos na praia de Maracajaú, no município de Maxaranguape, no Litoral Norte potiguar.
A ação foi registrada na tarde deste sábado (13) e foi coordenada pela Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque que desenvolve o projeto Tartarugas ao Mar.
A ação foi coordenada pela Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque que desenvolve o projeto Tartarugas ao Mar.
De acordo com o biólogo Lucas Pinheiro, coordenador do projeto, o litoral do Rio Grande do Norte é o maior berçário do Atlântico Sul da tartaruga de pente.
“É uma espécie que está prestes a sumir, por isso é importante esse trabalho de monitoramento dos ninhos e também de conscientização das pessoas para a importância de proteger as tartarugas marinhas”, disse.
O projeto Tartarugas ao Mar monitora mais de 200 ninhos em praias de Maxaranguape e Ceará-Mirim. A tartaruga de pente leva esse nome porque antigamente, com a caça predatória, o casco dela servia para a fabricação do pente, o que é proibido atualmente.
Fonte: g1 RN