Artista plástico reconta história do nascimento de Jesus em cenários potiguares

Um artista plástico potiguar lançou uma série de pinturas em que reconta o nascimento de Jesus sob a narrativa de que a história ocorreu em Natal, na capital do Rio Grande do Norte (veja imagens mais abaixo).

As seis obras de Vandeberg Medeiros estão sendo expostas nos pontos natalinos decorados pela prefeitura de Natal: duas estão na Árvore de Ponta Negra, duas na de Mirassol – além de outras duas projetadas para Praça Cívica e Panatis.

O projeto era pensado desde o ano passado, mas só conseguiu chegar ao público em 2023, segundo o artista. Vandeberg conta que buscou dar um contexto local e contemporâneo a uma história que já é bastante conhecida mundo afora.

Na história recontada por Vandeberg, José e Maria, então grávida de Jesus, chegam em Natal atravessando o Pórtico dos Reis Magos, na BR-101. Com referências na história original, eles também encontram dificuldades para hospedagem, dessa vez por conta da alta temporada que deixou os hotéis em Ponta Negra, principal bairro turístico da cidade, lotados.

José e Maria decidem, então, seguir até a Praia da Redinha pela Ponte de Igapó, enquanto os três reis magos saem do Forte dos Reis Magos e seguem pela Ponte Newton Navarro na mesma direção. Todos são guiados pela estrela que apontava para a praia.

O nascimento de Jesus acaba ocorrendo em frente à tradicional Igreja da praia da Redinha, com outras marcas que contextualizam um universo potiguar na história.

“Coloquei um pescador, um gato e um cachorro, que são animais que habitam ali na região, em torno dessa pescaria, além dos três reis magos ofertando os presentes. Há também José e Maria, e algumas pessoas em situação de rua – um senhor e uma senhora com um bebê no colo. Trazendo para uma contemporaneidade essa história do Natal para a nossa cidade”, finalizou.

O turista Victor Moraes viu dois painéis com as obras do artista em Ponta Negra e fez uma videochamada para a mãe também contemplar as artes.

“Ela infelizmente não pôde estar aqui. E a gente gosta dessa pegada do espírito natalino, essa mistura muito bonita, tem a questão dos pontos turísticos com a questão reliogiosa. É muito interessante”, elogiou o publicitário.

📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado

Fonte: g1 RN