Aprenda receita para fazer buchada de carneiro

Uma das comidas mais emblemáticas na culinária nordestina e mais presentes na mesa dos sertanejos, é a buchada. Feita a partir de miúdos de animais de criação (como bode e carneiro), é uma comiuda simples e com um sabor marcante.

No Inter TV Rural deste domingo (8), mostramos o passo a passo e todos os temperos para fazer esse prato com muito sabor.

Vamos utilizar a buchada de carneiro que já compramos pronta. Mas, quem tiver habilidade, pode fazer em casa. Ela é feita à base de bucho e de miúdos do animal, que devem ser picados e temperados. Depois esses miúdos são colocados dentro do bucho que é fechado (costurado).

A buchada já pronta pode ser encontrada em casas que vendem produtos sertanejos. O que acompanha a buchada é um pedaço do sangue coagulado, além de pedaços da pata do animal (ossos e cartilagem), que serão utilizados para dar sabor na preparação.

Para o cozimento, precisamos de uma panela grande. Colocamos um fio de azeite (ou óleo) e levamos ao fogo. Entramos com a cebola picada e refogamenos rapidamente até ela murchar. Após a cebola ficar murcha, adicionamos o alho e refogamos mais um pouco, por cerca de 3 minutos.

Na sequência, entramos com o pimentão e a pimenta de cheiro e continuamos o refogado. Por último, acrescentamos o tomate e refogamos um pouco mais (por cerca de 5 minutos).

O próximo passo é temperar o refogado com sal e pimenta do reino a gosto e também um pouco de colorau para realçar a cor do preparo. Misturamos um pouco mais e já podemos adicionar as buchadas na panela junto com o refogado, além dos pedaços de ossos que vem junto com a buchada. Vamos misturar bem o refogado à buchada e vamos aguardar cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, para que a buchada absorva o sabor dos vegetais.

Após esse tempo, adicionamos água e vamos aguardar o cozimento da buchada, com a tamapa da panela fechada. É importante observar sempre, adicionar mais água, se for preciso, e quando observarmos que a buchada está ficando macia, vamos desligar a chama do fogão e deixamos a buchada “apurando”. Isso significa que ela vai concentrar o sabor. Nessa receita deixamos a buchada dentro do caldo, na mesma panela do cozimento, descansando por cerca de 4 horas.

Após esse tempo, vamos novamente ligar a chama do fogão e quem preferir, pode adicionar no caldo os pedaços do sangue. Deixamos cozinhar por mais um tempo. E quando percebermos que a buchada está completamente cozida, o molho bem espesso, vamos finalizar com cheiro verde (cebolinha e coentro), em seguida podemos desligar o fogo e o preparo estará pronto.

Uma dica para incrementar o prato, é separar uma parte do caldo e misturar ao cuscuz (já cozido) e fazer uma espécie de farofa de cuscuz para acompanhar.

Nessa receita, a buchada ficou mais de 2 horas no fogo. Quem utilizar a panela de pressão para o preparo vai reduzir esse tempo pela metade.

Fonte: g1 RN