O maracujá é uma fruta de sabor marcante, facilmente encontrada e produzida na região Nordeste e pode ser usada em várias receitas. Porém, geralmente a polpa é usada e as cascas são descartadas.
Foi justamente a casca o ingrediente escolhido para ser o principal da receita exibida no Intertv Rural deste domingo (25): um doce feito de forma rápida, econômica e deliciosa.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp e receba no seu celular as notícias do estado
Para preparar o doce, vamos começar escolhendo os maracujás que não estejam muito maduros. O ideal é que a casca esteja mais lisa (menos enrugada), o que significa que a casca está mais hidratada. Higienizamos as frutas e com ajuda de uma faca afiada, retiramos a película mais externa da casca (a parte amarela) de todos os maracujás.
Após ‘descascar’, preservando ao máximo a parte branca da casca, é o momento de retirar a polpa. Abrimos a fruta ao meio e reservamos a polpa de 2 maracujás. As demais polpas, podemos reservar para outras receitas. Retiramos também toda membrana interna da casca, na parte que envolve a polpa, para que o doce não fique amargo.
Depois de fazer esse processo com todas as cascas podemos cortar para preparar o doce. Podemos cortar as cascas em tiras em uma espessura não muito fina. Quando todas estiverem cortadas, levamos essas cascas com água para ferver por aproximadamente 5 minutos. Podemos mexer durante esse tempo.
Após esse tempo, vamos descartar essa água. Em seguida, colocamos as cascas novamente na panela, adicionamos o açúcar, a polpa do maracujá e um pouco de água (aproximadamente 200ml). Misturamos os ingredientes e levamos ao fogo até cozinhar.
É importante deixar em fogo baixo, mexendo e observando sempre. Se for necessário, podemos acrescentar mais água.
Nessa receita, tivemos que adicionar com mais 300 ml de água. Quem preferir, também pode ir retirando com uma colher, a espuma que se forma na superfície da mistura. Mas é opcional.
O doce atinge o ponto ideal quando as cascas estiverem cozidas (macias), porém ainda inteiras e a calda vai ficando mais espessa. A coloração do doce também fica amarelada, cor característica do maracujá.
Nessa receita o doce ficou cerca de 1 hora no fogo. Mas esse tempo, pode variar. Depois de pronto, o doce pode ser resfriado e consumido.
Fonte: g1 RN