Neste mês de janeiro, o Inter TV Rural vai ensinar uma série de receitas práticas e fáceis de fazer, com ingredientes regionais e ideais para o período de férias.
A dica deste domingo (7) é um lanche feito com massa de cuscuz e tapioca e recheio de queijo coalho. Usando apenas uma frigideira, é possível preparar a receita em alguns minutos, sem perder muito tempo na cozinha.
Vamos começar essa receita hidratando o flocão de milho, como se fossemos fazer o cuscuz convencional. Colocamos um pouco de sal, misturamos e depois colocamos água. O ponto ideal é quando ele não está com excesso de água, mas quando apertamos na mão ele fica unido. Vamos cobrir o recipiente com com um plástico filme e aguardamos por 10 minutos até a massa hidratar.
Após esse tempo, vamos começar o preparo da massa do lanche. Em um recipiente, vamos colocar os ovos e bater com a ajuda de um garfo. Após misturar por alguns segundos, colocamos uma pitada de sal, o requeijão, a goma de tapioca já hidratada e o fermento. Homogeneizamos um pouco mais todos os ingredientes.
Na sequência, é hora de acrescentar o flocão de milho já hidratado e o leite. Misturamos um pouco mais. Nesse ponto, podemos ajustar o sal e a massa estará pronta.
Separamos um frigideira antiaderente e vamos passar nela um fio de azeite, para que a massa não grude no fundo e nas laterais. Precisamos assar a massa em um fogo bem baixo. Para isso, uma dica, é colocar duas grades do fogão, uma sobre a outra, antes de colocar a frigideira no fogo.
Na sequência, misturamos a massa, e despejamos na frigideira uma parte da mistura (ainda com o fogo desligados). Vamos dispor o queijo sobre a massa e cobrir com o restante.
Ligamos a frigideira, tampamos e aguardamos a massa assar lentamente. Depois de cerca de 8 minutos, vamos observar que a massa começa a assar. Não devemos destampar, pois o calor formado na panela ajuda a assar a massa em todos os lados.
Após cerca de 20 minutos, está no ponto de virar a massa. Podemos usar um prato untado de azeite para ajudar, virando a frigideira sobre ele e em seguida, colocamos a massa de volta, com a parte que estava pra cima, agora virada para baixo da frigideira.
Continuamos com o fogo bem baixo, colocamos de volta a tampa na frigideira e deixamos o outro lado da massa assar e ficar dourado. Na nossa receita, a massa ficou mais 12 minutos até chegar no ponto ideal. Depois é só colocar em um prato e servir.
Fonte: g1 RN