Aneel mantém bandeira verde na conta de luz em março

Foto: R7 / Divulgação / CP

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta 6ª feira (23.fev.2024) que o mês de março terá bandeira tarifária verde. Significa que as contas de energia elétrica dos brasileiros não terão custo adicional.

Esse é o 23º mês consecutivo sem tarifas adicionais na conta de luz. Desde abril de 2022 a agência aciona a bandeira verde, o que se dá quando as condições de produção de energia hidrelétrica no país são favoráveis.

Apesar da continuidade, a manutenção da bandeira verde é um cenário que não deve se prolongar ao longo de 2024. Isso porque o que dita a bandeira tarifária são os níveis das hidrelétricas e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) estima que os níveis das principais usinas do país podem chegar à metade em abril, no final do período seco, e atingir 36,1% em julho.

A projeção é para o sistema Sudeste/Centro-Oeste, que reúne 70% dos reservatórios do país. A estimativa considera um cenário pessimista na previsão de chuvas, provocado pelo El Niño, e outros fatores, como a baixa afluência dos rios.

O ONS trabalha com 2 cenários possíveis. O pessimista, com queda nos níveis a cada mês até junho, e o otimista, que projeta um volume médio no Sudeste/Centro-Oeste de 73,1%.

Com informações de Poder 360

Fonte: Blog do BG