A 3 jogos do título estadual: América-RN tenta encurtar rota para repetir feito de 1982

Dono da melhor campanha do Campeonato Potiguar, campeão do primeiro turno, classificado para as semifinais do returno e invicto há 12 jogos. O América-RN vive o melhor momento na temporada e o técnico Marquinhos Santos projeta uma rota mais curta e direta para o título estadual. Na competição, são 11 partidas disputadas, com seis vitórias e cinco empates.

– Estamos a três jogos de conquistar um título estadual, e de um bicampeonato que não acontece há quase 10 anos – lembrou Marquinhos Santos na entrevista coletiva após a vitória sobre o Força e Luz.

Dois jogos estão garantidos nestas contas: contra o Potiguar de Mossoró, na quarta-feira, pela última rodada, e a semifinal do returno, com adversário a definir, a depender dos confrontos. No caso de classificação, a final será a terceira partida. Se vencer a decisão do returno, é campeão estadual de forma direta.

E curiosidade: o América não vence o estadual de forma direta desde 1982, quando conquistou os três turnos disputados na oportunidade. O mesmo ano foi o último em que foi campeão invicto, o que pode ser repetido em 2024.

Sobre o bicampeonato citado por Marquinhos, o último foi em 2014/2015 (relembre aqui).

O treinador também foi questionado sobre os possíveis duelos da semifinal e destacou que não pode escolher adversário.

– Nós temos que fazer a nossa parte. Respeitamos todos os adversários. Tem sido assim desde o primeiro amistoso. A minha postura é essa, com humildade, com os pés no chão, respeitando todos os adversários e temos que jogar. Independente de quem venha, para se conquistar o título, você tem que sair com a vitória (…) Agora, qualquer equipe que entre nessa fase semifinal e final são postulantes ao título. Não podemos desmerecer nenhuma equipe, nenhum trabalho – falou o treinador, que elogiou os colegas João Paulo Oliveira e Marcelinho Paraíba, comandantes de Santa Cruz de Natal e Baraúnas.

A última derrota do América na temporada foi para o Bahia, por 3 a 0, pela terceira rodada da Copa do Nordeste, no dia 15 de fevereiro. Marquinhos Santos destacou em coletiva que a sequência positiva não é levada para o “vestiário”.

– São 12 jogos sem perder, mas a gente tem pensado muito jogo a jogo. Não temos levado isso para dentro do vestiário até para não trazer uma responsabilidade maior, mesmo sabendo que é um número que há muito tempo não acontecia pelo América, mas nós temos que focar naquilo que se faz necessário, que é a conquista do título estadual – comentou.

Leia mais notícias do esporte potiguar no ge RN | ge.globo/rn

Fonte: g1 RN