10 anos da Arena das Dunas: relembre inauguração, Copa de 2014 e maiores públicos

A Arena das Dunas completa 10 anos de fundação nesta segunda-feira. Construído para receber quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, o complexo multiuso se tornou referência na região e atualmente é o principal centro de esporte, lazer e cultura de Natal.

Ainauguração oficial naquele dia 22 de janeiro de 2014 contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e dos campeões mundiais Cafu e Bebeto. O presidente da CBF, José Maria Marin, e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, também estiveram no evento. O ex-jogador Marinho Chagas, melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 1974, estava entre os convidados – ele morreria ainda em 2014, antes do Mundial do Brasil.

A obra do estádio durou dois anos e cinco meses e contou com cerca de 4.500 operários. A arena comporta 31.375 espectadores – na Copa de 2014, com auxílio de estrutura temporária, chegou a 42 mil lugares.

O primeiro jogo oficial foi realizado no dia 26 de janeiro daquele ano – o América-RN venceu o Confiança por 2 a 0, pela Copa do Nordeste, e o primeiro gol foi marcado pelo zagueiro Adalberto. A rodada dupla ainda contou com a vitória do ABC sobre o Alecrim, pelo Campeonato Potiguar.

Com mais de 114 mil m² de área total e localização privilegiada no coração da capital potiguar, a Arena recebe os mais variados tipos de eventos e atrações, como jogos de futebol, espetáculos, micaretas, congressos, eventos esportivos, festivais, projetos culturais, atividades corporativas, parques de diversão e circo. Artistas como Roberto Carlos, Thiaguinho, Gusttavo Lima e Wesley Safadão já lotaram o gramado do estádio em shows.

A Arena recebeu quatro partidas do Mundial, com a presença de oito seleções e 159 mil torcedores de várias partes do planeta ocupando as arquibancadas – uma média de quase 40 mil espectadores por jogo.

Natal foi brindada com o duelo entre os campeões mundiais Itália e Uruguai e com uma das cenas mais emblemáticas e inusitadas daquela Copa: a polêmica mordida do atacante Luis Suárez no zagueiro Giorgio Chiellini. O camisa 9 do Uruguai acabaria banido do Mundial.

Nos outros três confrontos, o México venceu Camarões por 1 a 0; os Estados Unidos levaram a melhor sobre Gana e ainda tiveram o gol mais rápido do Mundial, marcado por Dempsey, aos 28 segundos; e teve o empate sem gols entre Japão e Grécia.

O maior público após a Copa do Mundo de 2014 foi registrado no duelo entre América-RN e Flamengo pela Copa do Brasil de 2014. O Fla venceu por 1 a 0, diante de 30.575 torcedores (veja ranking abaixo).

Após quase 10 anos de uso, o gramado da Arena das Dunas foi substituído. A grama utilizada a partir de agora é do modelo “Celebration”, considerada por especialistas o melhor tipo para a prática do futebol – é a mesma utilizada nas principais arenas brasileiras, como Maracanã, Mineirão e Morumbi.

A inauguração do novo “tapete” será no próximo sábado, dia 27, com o duelo entre Flamengo e Portuguesa-RJ, válido pela quarta rodada da Taça Guanabara. Os ingressos estão à venda pela internet e em pontos físicos na capital potiguar.

Fonte: g1 RN