(84) 9 9986-1150

Governo Federal beneficia famílias do Rio Grande do Norte com instalação de cisternas

O Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), implantou 235 cisternas no Rio Grande do Norte neste ano, beneficiando cerca de 1.000 pessoas em localidades rurais dos municípios de José da Penha, Monte das Gameleiras e Luís Gomes. O investimento na instalação dos reservatórios foi de R$ 1,7 milhão. A ação ocorre no âmbito da Força-Tarefa das Águas, um esforço conjunto de órgãos do Governo Federal para levar água de qualidade a comunidades rurais desassistidas por companhias de saneamento.
 
As cisternas são reservatórios de água produzidos em polietileno, que possuem alta durabilidade e capacidade de armazenamento de 16 mil litros. Os equipamentos são empregados pela Codevasf em benefício de comunidades rurais difusas. Elas acumulam a água da chuva, que é conduzida para o seu interior por meio de um sistema de calhas e tubos. Cada cisterna beneficia uma família, e a serve principalmente durante os períodos de estiagem.
 
“As iniciativas de oferta de água promovem saúde e qualidade de vida para a população, independência das famílias em relação aos caminhões-pipa e desenvolvimento social e econômico para as comunidades rurais. Ampliar a segurança hídrica é um dos atuais objetivos estratégicos da Codevasf”, explica Wellington Dias Lopes Junior, superintendente regional da Codevasf no Rio Grande do Norte.

Além da implantação de cisternas, a Codevasf perfura e instala poços, desenvolve sistemas simplificados de abastecimento de água e empreende projetos diversos de infraestrutura hídrica em sua área de atuação. “Isso é algo muito importante pra minha família. Agora, vamos ter água potável, inclusive para os animais”, afirma Francisca Iranete do Nascimento, moradora da zona rural de José da Penha.

Jair Sampaio

Postado em 7 de junho de 2022 - 20:54h