(84) 9 9986-1150

Tempestade de meteoros pode ser observada em Natal na madrugada desta terça-feira (31)

Moradores de Natal poderão observar na madrugada desta terça-feira (31) o fenômeno “Tau-Herculídeas”, uma chuva de meteoros prevista para ocorrer entre 0h e 2h, no horário de Brasília.

O astrônomo José Dias do Nascimento Júnior, professor do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN (DFTE), conta que “as previsões para esse fenômeno são de 200 a 2 mil meteoros por hora. A observação depende de muitos fatores. O ponto principal para se observar é estar em uma região que tenha poucas luzes artificiais”.

“Quanto menor a quantidade de ruído brilhante é melhor para a observação”, reforça.

O professor lembra que “esse evento vai ser mais forte nas regiões Norte e Nordeste do país. Nós vamos ter uma visibilidade privilegiada. Vamos ter que olhar para o céu na direção Noroeste”.

José Dias destaca também que “não precisa de nenhum equipamento, de nenhum telescópio, nenhum tipo de binóculos, porque são fenômenos grande-angulares”.

A dica do professor aos interessados em acompanhar o fenômeno é por regiões mais altas. “Uma região um pouco mais elevada vai dar acesso a esta observação. Nossos alunos da UFRN devem se reunir para observar. Lugares com boa visibilidade para o pôr do sol, como as dunas, são boas opções”.

Essa chuva intensa de meteoros prevista para a madrugada desta terça-feira (31) é resultado da passagem da Terra na cauda esfacelada do cometa 73P. “Este cometa vem se desmanchando, e sempre que a Terra cruza, causa a entrada de restos desse cometa, que, quando cruzam o céu, deixam esses riscos”, comentou o professor.

G1

Postado em 31 de maio de 2022 - 6:44h