(84) 9 9986-1150

Acari é o destino do oitavo episódio da websérie Bora Veranear

O Bora Veranear chega à cidade mais limpa do Brasil, abençoada por Nossa Senhora da Guia e banhada pelo Gargalheiras, uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte: Acari é o destino do oitavo episódio da websérie da Tribuna do Norte. Acari, a 217 km de Natal, é um um lugar cheio de encantos e que guarda, com orgulho, os costumes do povo sertanejo. A fé, história e as tradições do povo seridoense vão conduzir a narrativa do episódio que vai ao ar nesta terça-feira, no canal TN Play do Youtube.

A religiosidade do povo de Acari é outro ponto abordado no programa. A devoção à Nossa Senhora da Guia rendeu ao município a elevação de sua igreja matriz à Basília Menor de Nossa Senhora Da Guia, título concedido ano passado pelo Papa Francisco, e que tornou essa igreja a primeira no RN a receber tal reconhecimento. A igreja foi construída no alto de uma colina, em 1863.

Outro ponto do turismo religioso em Acari é a singela Igreja do Rosário, fundada em 1737, originalmente como uma capela dedicada a Nossa Senhora da Guia. A cidade surgiu em torno da igreja, como um pouso para viajantes, sendo a segunda povoação mais importante da região, só perdendo para Caicó.

Passagem obrigatória para visitantes e nativos, o Açude Gargalheiras (ou Barragem Marechal Dutra) é outro orgulho de Acari que o Bora Veranear foi conhecer de perto. O açude começou a ser construído a partir de 1920, sendo inaugurado somente em 1959, após diversas paralisações nas obras, vertendo pela primeira vez já em 1960. Atualmente conta com capacidade máxima para 40.000.000 metros cúbicos.

A estrutura deixada pelo DNOCS no entorno da parede do açude serve como equipamento turístico – principalmente no período de “cheia” do açude muito turistas vão visitar a barragem. Foi eleito uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte em 2007. O açude também está inserido no acervo do Geoparque Seridó.

A jornalista e roteirista Jussara Correia ressalta que o Gargalheiras é um caso à parte de beleza no roteiro de Acari. “Nos rendeu muitas imagens lindas, um testemunho emocionante de quem vive no local, que depende daquele Açude. Kamy percorre o Gargalheiras de barco, mergulhou, etc. O resultado está bem emocionante “, diz.

O “Bora Veranear” tem o patrocínio da Humana Saúde, Fortur, Matersol, Midway Mall, Ster Bom, VNZ Jeep, Nordestão, Natal Card, Drograria Globo e Sicoob. Apoio Fecomercio, prefeituras de Natal e Parnamirim.

JAIR SAMPAIO

Postado em 22 de fevereiro de 2022 - 7:32h