(84) 9 9986-1150

Novo tumulto é registrado no Ceduc Pitimbu e adolescentes infratores são levados para delegacia

Já virou rotina. Mais um tumulto foi registrado no Case Pitimbu, o antigo Ceduc, nessa quarta-feira (15). Pelo menos seis adolescentes infratores deram início a um motim. Três deles foram levados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal. Os outros três foram colocados de volta nos alojamentos.

Um agente socioeducativo, que preferiu não se identificar por questões de segurança, explicou o que aconteceu. “Foi realizada uma revista padrão e os internos não aceitaram. Começaram a xingar, ameçar e foi necessário chamar a equipe tática de intervenção”, contou.

O homem acrescentou que foram encontradas armas caseiras, feitas pelos próprios internos. “Eles apresentaram algumas armas artesanais, pedras, que foram retiradas do próprio alojamento, e arremessaram contra o grupo tático na hora que eles entraram. Após esse momento, foi tomado o controle e trouxemos eles para a delegacia”, relatou.

Durante o transporte dos internos para a delegacia, um dos pneus do ônibus estourou e o veículo precisou parar no meio da estrada, com os adolescentes. O agente criticou a falta de estrutura para o trabalho.

“O problema estrutural está em vários ambitos do Ceduc. Hoje, um dos maiores problemas foi quando o pneu do ônibus estourou. Era um problema que já tinha sido verificado, porém não foi sanado”, destacou.

Ainda de acordo com o agente, os problemas vão além. “A gente tem problemas de estrutura com a iluminação, muita depredação nos alojamentos, de organização devido a essa falta de estrutura que impede um trabalho melhor. Sem falar que precisamos lidar com agressões e ameaças. Estamos aqui, infelizmente, pelo não cumprimento de medidas simples”, completou.

Jair Sampaio

Postado em 16 de dezembro de 2021 - 14:49h